O Milênio

                                                                        O QUE É O MILÊNIO ?

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

 

 Definição: A palavra milênio vem do latim Mille, que significa mil e annus, que significa ano. O termo, em grego, para mil é chilasma, daí o

Quiliasmo foi dado à fé que os crentes que viveram no início da história da Igreja, tinham no Milênio. E esta escatologia prevaleceu durante os três primeiros séculos da era cristã.

          Milênio nada mais é que o reinado de Cristo na Terra por mil anos. Observem que este termo não é encontrado na Bíblia. Mas se 10 anos correspondem a uma década e 100 anos a um século, por dedução, 1000 anos só pode equivaler a Milênio.   

           Apocalipse 20:02, 03, 04, 05, 06. - 

02 - Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.

03 - E lançou-o no abismo, e ali  encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane às nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. 

04 - E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.

05 - Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.

06 - Bem aventurado e santo aquele que tem parte  na primeira ressurreição, sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.

O Livro de Isaías 11:6 ao 9.

06- E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará.

07- A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi.

08- E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco.

09- Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.

          Esta professia fala de um tempo, quando os animais selvagens viverão em paz com os animais domésticos, quando as serpentes não picarão mais. Uma criancinha poderá brincar em um ninho de cobra ou guiar feras selvagens sem ser atacada. As escolas militares fecharão, e os suprimentos de guerra não mais serão fabricados. O dinheiro e recursos que agora vão para as guerras serão destinados aos fins pacíficos. Quando esse dia vier, todas as pessoas terão seu próprio pedaço de terra, seu próprio lar, todos morarão em harmonia com seus vizinhos, ninguém terá medo de ter seus bens roubados, haverá paz universal, pois o conhecimento do Senhor encherá a Terra como as águas cobrem o mar. Eu creio que o milênio seja um período de transição, quando Jesus Cristo voltar à Terra para mostrar à raça humana como teria sido se o pecado nunca tivesse entrado no mundo, será um tempo em que Jesus Cristo reinará como rei, e o Reino de Deus será estabelecido na Terra. Haverá um único governo mundial sob a liderança de Jesus com estados, nações sujeitos a Ele. A Bíblia diz que representantes das nações da Terra virão a Jerusalém a cada ano. Isaías 02:02 ao 04;

02 -E acontecerá, nos últimos dias, que se firmará o monte da Casa do Senhor no cume dos olteiros; e concorrerão a ele todas as nações.  Zacarias 14:16.

03- E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos caminhos do seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor.

04- E Ele exercerá o seu juízo sobre as nações e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças, em foices; não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear.

          Ao longo dos anos, várias forças se levantaram com o propósito de subver ter o Milenismo da Igreja primitiva.

  • Orígenes......................................... ( 185-254 ) se opôs ao Qulianismo ( Milenismo ) por considerá-lo um sonho judeu, dando ênfase à manifestação do reino dentro da alma do crente, mais que no mundo.
  • Constantino Magno........................... sua suposta conversão.
  • Concílio Ecumênico........................... o primeiro Concílio Ecumênico da história da Igreja, por ele convovado, o Concílio de Nicéia em  (325 ),
  • O domínio do latim como como a principal língua da Igreja no século IV.
  • A consequente adoção do Cristianismo como a religião favorecida por Roma.

          Estes foram alguns dos motivos que fizeram com que os crentes daquela época retirassem a visão histórica e literal do Quilianismo ( Milênio ), E assim tomou força a interpretação alegórica e a interpretação simbólica dos profetas que passou a ser  espiritualizada.

          A expressão alegórica dos textos bíblicos ganha força sobre a égide de Augostinho ( 354-430 ). Ele fala do Milênio como reino presente de Cristo na Igreja. E tanto em sua época, quanto na época em que Constantino viveram o Quiliasmo passou a ser considerado uma heresia.  E somente no século XVI, os protestantes retomam a aplicação de uma interpretação literal dos textos bíblicos. 

 

                                      Visões sobre o Milênio

  • Pré-milenismo- Alguns estudiosos  crêem que tudo isto está no futuro, incluindo os próprios mil anos 
  •  Amilenismo- Outros que tudo já começou e que já estamos no período descrito como mil anos 
  • Pós- milenismo-   Ainda outros ensinam que embora ele possa ter começado, seu cumprimento principal ainda é futuro e será visto somente quando surgir um período de paz, bênção e prosperidade sem precedentes para o evangelho e a igreja.

          Em conexão com isto, alguns crêem que a próxima vinda pessoal de Cristo é anterior ao milênio (pré-), outros, que ela é após o milênio (pós- e a-). Os primeiros ensinam mais de uma vinda futura de Cristo, enquanto os últimos esperam somente uma vinda futura. 

                                          Os Pré-Milenitas

 Estes dividem-se em quatro grupos de acordo com o momento em que o Milênio, será implantado, em relação ao arrebatamento:

01- Visão do Arrebatamento "Mid-Tribulacional": crê que o arrebatamento ocorrerá três anos e meio após o início da grande tribulação, digo, a Igreja passrá pelo início da tribulação até que se cumpra a sua metade, quando Cristo virá arrebatá-la. 

02- Visão do Arrebatamento Parcial: o arrebatamento ocorrerá antes da tribulação, mas os crentes espirituais que aguardam o retorno de Cristo tomarão parte ( Hb 9: 28  assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que esperam para salvação ). Os demais ficarão na Terra, passarão pela tribulação e serão levados em outro momento.

03- O arrebatamento ocorrerá somente ao final da tribulação e incluíra todos os crentes.

04- ensina que o arrebatamento ocorrerá, de uma só vez, antes do inicío da tribulação. ( Ap 3: 10  Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na Terra ).

 Vale concluir que outras correntes de pensamento existem além destas já citadas, e que nossas perspectivas teológicas em se tratando desse estudo baseiam-se nas visões do pré- milenismo e do pré-tribulacionismo.

          Quanto a estas linhas de pensamento, penso que estas posições teológicas carecem não só de fundamentação bíblica, como também estão desconectadas da realidade histórica. 

 

" Venha o teu reino "  

O que será que estamos pedindo ao Senhor em oração?

Ao longo dos anos o homem vem orando da maneira que o próprio Cristo ensinou aos seus discípulos,usando desta maneira esta frase. Porém este dia chegará. O dia em que o Senhor atenderá às orações dos santos.